Boletim Eleitoral: Pesquisa Ibope mostra que Aécio supera Marina, e Dilma alcança 46% dos votos válidos na corrida à Presidência

O candidato do PSDB à Presidência, senador Aécio Neves, superou numericamente a candidata Marina Silva (PSB), em votos válidos, na corrida para chegar ao segundo turno da disputa ao Palácio do Planalto. No entanto, a candidata Dilma Rousseff (PT) está próxima de ter a metade dos votos válidos e pode vencer no primeiro turno. As informações constam da última pesquisa Ibope/O Estado de S.Paulo antes das Eleições divulgada neste sábado (4).
A pesquisa com votos válidos exclui eleitores indecisos e brancos e nulos. O tucano alcançou 27% dos votos válidos, enquanto a ex-senadora tem 24%. Como a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Aécio e Marina estão empatados tecnicamente. No levantamento anterior, Aécio tinha 22% e Marina, 28%.
Já a presidente Dilma Rousseff, que disputa a reeleição, manteve a liderança e agora marca 46% dos votos válidos — na pesquisa anterior, a petista tinha 47%. Para um candidato vencer no primeiro turno, é necessário ter 50% dos votos válidos mais um.
Os candidatos Everaldo Pereira (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) têm 1% dos votos válidos cada um. Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não marcaram pontos.
Votos totais
Considerando as intenções de votos completa, que incluem brancos e nulos e os eleitores indecisos, Dilma Rousseff (PT) tem 40%, contra 24% de Aécio Neves (PSDB) e 21% de Marina Silva (PSB). Os candidatos Everaldo Pereira (PSC), Luciana Genro (PSOL) e Eduardo Jorge (PV) marcaram 1% da preferência.
Por outro lado, Zé Maria (PSTU), Rui Costa Pimenta (PCO), Eymael (PSDC), Levy Fidelix (PRTB) e Mauro Iasi (PCB) não chegaram a 1% das intenções de voto. Os brancos e nulos são 7% do total, enquanto os eleitores que não sabem ou não responderam totalizam 5%.
Na pesquisa anterior, Dilma tinha os mesmos 40% e Aécio aparecia também com 24%. Marinam, no entanto, tinha 19% do total.
O levantamento do Ibope foi feito entre a última quinta-feira (2) e o último sábado (4) com 3.010 eleitores do País. Portanto, a pesquisa foi feita após o último debate entre os candidatos à Presidência. Em relação à pesquisa anterior, Dilma perdeu um ponto percentual, enquanto Aécio Neves subiu cinco pontos (de 22% para 27%) e Marina Silva perdeu quatro (caiu de 28% para 24%).

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST