Desde a semana passada, no dia 23 de Abril, professores da rede estadual de ensino entraram em greve. A categoria tem o apoio dos Representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Paraná (APP - Sindicato) e juntamente com a União Municipal de Estudantes Secundaristas (UMES), pedindo de forma geral melhorias na educação básica estadual do Paraná.
A reivindicação estão como os direitos na hora atividade dos professores e sua ampliação, melhorias na infra estrutura das escolas, aumento salarial e merenda escolar. Também propostas que atendam os Professores Temporários, conhecidos como os PSS e seus benéficos.
Na tarde desta Segunda Feira (28) o Governador Beto Richa sentou com os representantes, e houve um certo avanço no diálogo entre Sindicato e Governo. Porém as propostas debatidas serão passadas em assembleias com os professores em greve.
"Nosso governo é de dialogo e a maior atenção que temos dado é com os professores. Há um grande esforço e determinação por parte do governo em conversar com a categoria e avançar nas negociações", ressaltou o governador.
Enquanto isso, na região de Maringá, professores e alunos estão se concentrando na praça Raposo Tavares no centro de Maringá. Ontem (28), alunos e professores fizeram um manifesto na Praça da Igreja Matriz em Paiçandu. Onde ocorreram plenária com diretores de escolas e colégios do município. O ato, teve o apoio da UMES de Paiçandu com sua nova diretória. Os alunos vieram com a cara pintada, e cartazes, pedindo melhorias.
Segundo Igor Ercílio, representante da entidade, disse ao Blog, que os alunos vieram dar o total apoio aos professores, levando em si um Slogan: "O professor é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo".- destaca. O ato foi pacífico e todos esperam por mudanças - Enfatiza.
Os professores devem permanecer em Greve, enquanto não houver um diálogo compreendido em melhorias com a categoria. Segundo o APP sindicato, nenhum aluno será prejudicado, com a ausência das aulas. Após em greve o sindicato sentará com o Secretário Estadual de Educação e agendará as reposições. Em Paiçandu com a greve teve a proporção de 90% dos professores que aderiram, e, apenas 10% continuaram em suas funções ativas.
As fotos a seguir foram tiradas pela UMES de Paiçandu, do manifesto de ontem a tarde na cidade.
![]() |
Alunos e Professores fizeram um manifesto ontem a tarde em Paiçandu. Foto: UMES - União Municipal de Estudantes Secundaristas de Paiçandu. |
![]() |
Eles pedem melhorias na educação no Paraná. Entre elas está o salário dos professores, hora atividade e infra estrutura. Foto: UMES - União Municipal de Estudantes Secundaristas de Paiçandu. |
![]() |
O Slogan que os alunos levam é: "O professor é meu amigo. Mexeu com ele mexeu comigo". Foto: UMES - União Municipal de Estudantes Secundaristas de Paiçandu. |
![]() |
A UMES de Paiçandu, foi quem organizou o manifesto. Foto: UMES - União Municipal de Estudantes Secundaristas de Paiçandu. |
0 comentários:
Postar um comentário