Simepar emite nota de mudança repentina sobre o tempo no Estado - Com alerta para temporais

Tempo muda repentinamente sobre o estado com a mudança dos ventos e
um escoamento de ar quente e úmido pelas regiões Noroeste/Oeste.
Com previsão de temporais e grande volumes de chuvas


O Instituto Meteorológico do Paraná - Simepar emitiu uma nota nesta Terça (1), no qual o Estado do Paraná passa por uma mudança repentina no tempo. Segundo o instituto, os modelos com previsões se mudaram com a mudança da direção dos ventos e o escoamento de um ar quente e úmido pelas regiões noroeste e oeste. Informa ainda, que o estado em algumas regiões terão ocorrências de temporais/tempestades e com grande volumes de chuvas até Sexta. Segue a nota na íntegra:

As condições meteorológicas mudaram rapidamente e, consequentemente, os prognósticos para o Paraná não foram corretos em parte da tarde e nesta noite de terça-feira em várias regiões do Estado. Na imagem de satélite ressaltamos as condições determinantes para esta "virada" do tempo nas regiões paranaenses. As linhas indicam o sentido e a direção dos ventos em altitude, mais especificamente no nível de 700 hPa (na média troposfera). Esse escoamento de noroeste contribui para o ingresso de ar quente e úmido a partir do oeste/noroeste do Paraná e provocou a formação de nuvens de chuva e áreas de instabilidade hoje. Condição que a grande maioria dos modelos numéricos de previsão do tempo não simulavam para esta terça-feira, e sim para os próximos dias. 

A partir desta mudança repentina, a previsão do tempo se altera de forma abrangente para o estado do Paraná na quarta-feira; isto é, sai a condição de estabilidade e o tempo passa a ficar muito instável em todo o Estado. São previstas pancadas de chuva e trovoadas em praticamente todas as regiões, não se descarta a ocorrência de ventos fortes e, de forma localizada, queda de granizo. Além disso, destacamos que alguns setores podem ter acumulado expressivo de chuva até a sexta-feira.
Segundo o meteorologista do Simepar, Lizandro Oliveira Jacóbsen, este é um exemplo de uma situação muito típica e que ocorre bastante na estação de primavera, em que as condições meteorológicas alteram-se em poucas horas e, muitas vezes, os simuladores (modelos numéricos) não mostram com uma antecedência em tempo hábil; isto é, que "derruba" a previsão do tempo feita pelos meteorologistas. Aliás, isto mostra também o quão importante é o monitoramento meteorológico nessa época do ano, ou seja, a previsão de curtíssimo prazo (nowcast).
Em Paiçandu, tempo instável com pancadas de chuvas e trovoadas até Sexta (4). No Sábado (5) o tempo abre, e o sol volta  a aparecer.

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST