Forte Temporal assustam Moradores e Deixa Estragos em Paiçandu - Ventos Chegaram a 108 Km/h

Uma forte tempestade atingiu Paiçandu nesta última Quinta Feira (3). O vendaval que chegou por volta das 17:30, e durou cerca de 40 minutos,  deixou muitos estragos pela cidade. Os ventos chegaram a 108 Km/h,  e choveu nas últimas 24 horas, cerca de 115 milímetros, segundo a defesa Civil de Paiçandu.  Houve também o registro de queda de granizo. A cidade enfrenta o terceiro temporal, em um período de 10 meses. Os estragos foram inevitáveis. 


Muitas destas árvores caíram em meio de rua atrapalhando o trânsito
Foto: Leandro Oliveira

Com ventos de 108Km/ h arrancaram várias árvores pelas raízes
Foto: Leandro Oliveira

Foto: Leandro Oliveira

Parte da cidade ficou sem energia elétrica. De acordo com a Copel, algumas localidades da cidade ainda não tem energia, devido os estragos que os ventos ocasionou com os cabos elétricos. E a previsão de normalização será até Domingo.
Os bairros mais afetados foram Parque São Jorge, Canada, Monte Carmelo e parte da Avenida Ivaí.

A Copel trabalha há mais de 24 na cidade, em algumas residências a
eletricidade vai chegar somente no Domingo. Foto: Leandro Oliveira

A rede de energia elétrica foi arrebentada pela queda das árvores.
Foto: Leandro Oliveira

Postes caídos no chão com ruas intransitáveis
Foto: Leandro Oliveira 

Em algumas localidades o poste foi arrancado pela força do vento
Foto: Leandro Oliveira


A Copel continua nos trabalhos e a normalização da energia em alguns
bairros somente no Domingo. Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria.

Assustados ainda, moradores relatavam ao Blog os estragos feitos pelo vendaval. O que se via, eram muitas casas destelhadas, queda de arvores sobre muros, sobre casas, nas ruas, nas escolas,  muita sujeita, galhos enormes impedindo o trânsito. Alguns deles estavam colocando lona em cima de suas casas. Foram distribuídas pela Assistência Social cerca de 10.000 m² de lonas.



Com a trégua da chuva moradores trabalhavam em suas casas para colocar as
lonas. Foto: Leandro Oliveira


Muitas casas no Parque São Jorge foram atingidas. Foto: Leandro Oliveira.

Muita sujeira além dos transtornos do temporal.
Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria


Pedaços de telhas que voaram com o vento forte.
Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria



Casa de uma moradora do Parque São Jorge foi toda destelhada
só sobrou as paredes erguidas. Foto: Leandro Oliveira
Segundo a moradora Francieli Oliveira, do Parque São Jorge, relatou  ao Blog, que foi se abrigar dentro do carro, e em questão de segundos todo telhado de sua casa foi para o chão abaixo. "Se a gente, ficasse mais um pouco dentro de casa, iríamos nos machucar. Foi o meu marido que chamou para ir dentro do carro. E como começou a voar as telhas com o vento, tivemos que esperar na beira da rodovia. Ainda não paguei as telhas que o vendaval estragou, agora eu preciso de ajuda, porque não sei o que fazer" - destaca
Francieli mora na rua Augusta e está agora na casa de sua mãe esperando por ajuda, ela tem dois filhos pequenos, e trabalha de auxiliar de Produção.
Depois do vendaval, equipes da defesa civil da cidade, se mobilizaram para atender as emergências, debaixo ainda de muita chuva e no escuro. Foram levadas lonas plásticas, para as famílias atingidas do vendaval.
Segundo o Secretário do Meio Ambiente, Marcos Rogério da Silva Alves, o vendaval arrancou cerca de 80 árvores pela cidade, deste número, até o momento, foram retiradas 25 delas. Destas árvores três carros foram atingidos.

Pelo menos três veículos foram atingido pelas árvores
Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria
Outros estabelecimentos foram também danificados. No Colégio Estadual Paiçandu, cinco salas de aula foram descobertas pelo vento e dois laboratórios de estudos. Por lá foram molhados televisores, computadores e outros eletrônicos.
 O destacamento da Policia Militar de Paiçandu, também sofreu com o temporal,  parte de sua cobertura foi descoberta pelo vento. Os policiais trabalharam de baixo de chuva e sem energia. O muro do Colégio Estadual Heitor foi todo arrancado, desabou pelo vento. E parte da cobertura de um posto de gasolina, no centro da cidade, foram arrancadas também.

Assim ficaram as salas do Colégio Paiçandu - Destelhadas.
Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria 

Parte do forro do Colégio foi arrancado pelo vento. Estragos de eletrônicos
no local. Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria

O muro do Colégio Heitor foi arrancado pelo vento.
Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria

Segundo dados do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS, até o momento foram cadastradas 207 famílias na cidade, atingidos pelo temporal. A tendência é que este número possa aumentar amanhã, que estará em atendimento especial neste Sábado.
Diante de toda esta realidade, o CREAS está aceitado doações da comunidade, como tais: Alimentos, colchões, camas, produtos de higiene pessoal, entre outros. Portanto se você queira colaborar, doar algum donativo, entre em conato. Funcionará das 09:00 às 17:00, sem intervalo para o almoço. Situa - se na Praça Dom João VI, n°26, no Jardim Brasília, ao lado do Ginásio de Esportes Municipal. O fone de contato é o 3244 6055 ou 3244 5657. 
A Prefeitura Municipal de Paiçandu passou com um carro pedindo a colaboração da comunidade em doações após o temporal.
O Prefeito Municipal da Cidade, Tarcísio Marques dos Reis, disse ao Blog, que está sendo contabilizadas a totalidade de telhas, e que até meados da semana que vêm já chegam parte destas. O prefeito esteve hoje conversando com a comunidade atingida, e disse que prestará toda ajuda necessária as famílias prejudicadas.
Segundo o chefe do Pátio Municipal de Paiçandu, Eduardo Gonçalves,  após atender as emergências com as famílias, a prioridade emergente agora, é de retirar as árvores e fazer funcionar a rede de energia elétrica e  o abastecimento de água, que também está prejudicada, devido o temporal. 
Para este fim de semana não há mais probabilidade de temporais na região. Segundo o Simepar, o Sábado (5) e Domingo (6) será de tempo bom, sem previsão de chuvas. E até o meio da semana a previsão é de sol. Notícia que vem em boa hora, para recuperar os estragos feitos pela tempestade em Paiçandu.
Veja mais fotos dos estragos na cidade:


Parte do muro danificado da construção onde vai ser o centro de distribuição
do Supermercado Cidade Canção. Foto: Leandro Oliveira.

Troncos de árvores caídos sobre uma casa no Parque São Jorge. Foto: Leandro Oliveira

O que restou de um quarto após o destelhamento do vendaval.
Foto: Leandro Oliveira 
Defesa Civil na cidade trabalhando reparando os estragos.
Foto: Fabiana Ferreira - Assessoria.

Molhou cama, cobertores, guarda roupa e roupas.
Foto: Leandro Oliveira

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST