Primeira Dama Questiona Padre sobre Reflexão na Santa Missa - Veja a História

Fiéis católicos seguem sua doutrina, participando das Santas Missas aos Domingos em suas respectivas Paróquias. Por lá o ensejo é buscar a fé, unidade, comunhão e orientação espiritual da Palavra de Deus em suas leituras, salmo e ganhando o destaque do Evangelho.
Depois da prática orante, o sacerdote remete a homilia, traduzindo o Evangelho, para um contexto nos dias de hoje, vivenciando o momento oportuno com sua comunidade.
Tal ação fez hoje como todos os Domingos. Padre Jorge Bento, pároco de Paiçandu, da Paróquia Santo Cura D'Ars, fez a reflexão, como um bom Pastor, que orienta seus rebanhos, com um tema atual: Eleições em nosso município. 
O Padre despertou após a homilia, a comunidade refletir sobre a situação que se encontra o município de Paiçandu, assim como nas próximas eleições, pensar em quem vai votar e escolher alguém de ficha limpa.
Segunda uma jornalista de Paiçandu, a primeira Dama da cidade e algumas pessoas, se sentiram ofendidas com aquelas palavras do Sacerdote.
E segundo testemunhas, a primeira Dama "dava de dedo na cara do padre" por achar que ele não deve se envolver com a política e assim algumas pessoas da comunidade.
Diante do fato que está registrado, pela rede social do Facebook, e por aqueles que presenciaram a cena deselegante, após a Santa Missa, sentiram-se constrangidos, indignados e tristes.
Primeiro, pela falta de respeito a um sacerdote, que leva a palavra de discernimento a seu rebanho. Segundo pela falta de liberdade de expressão e democracia, orientado seu rebanho para o bem de nossa cidade.
Em suas palavras a Jornalista ressalta: Penso que a presença da Igreja nas discussões políticas é fundamental como meio de conscientizar o povo dos seus direitos e também para defender os pequenos. “Quem fala a verdade não merece castigo”. Quem se ofende com as verdade é porque não está andando com ela.
Pois a questão repercutiu na rede social, suscitando que a Igreja como membro de sua comunidade e uma Instituição religiosa social,  deve participar de debates, homílias, orientações a seus fiéis, a sua assembléia.
Mas o que chama a atenção foi a falta de respeito, de uma primeira dama,  a uma autoridade religiosa local, por dar de dedo em sua cara. E ainda inibir de dizer a verdade no qual o projeto de Deus é o "Caminho a Verdade e a Vida". 

3 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    DR. MARCELO TEODORO:
    Leandro, a partir dos fatos narrados, me entristece e preocupa a existência de qualquer ameaça ou agressão a democracia. Opinar é um direito de todos, principalmente daqueles que lideram, ou, pastoreiam, aliás, estes últimos exercem liderança que vai além do direito de opinar, pois tem a obrigação de serem geradores de consciência. Logo, às pessoas que ocupam cargo público ficam evidenciadas e sujeitas a análise crítica porque tratam das coisas públicas, que, é do interesse de todos, ou quando não, como no momento disputam por algum cargo público (prefeito ou vereador), assim, penso que deve ser respeitada às análises sérias, afinal, a decisão atual influenciará nos próximos 4 anos. E, a questão do ficha suja ou limpa não é um questionamento do Padre, mas sim, da sociedade. Por último, vale ponderar qual a intenção daquele que comenta ou fórmula críticas, bem, neste caso que comento o Padre goza de isenção moral e ética pois já vi em outra situação debater a saúde onde disse que a questão não esta em tão somente ser opositor, mas, também trazer propostas e fazer questionamentos sérios pensando na comunidade afastando-se de intenções políticas-partidárias. Respeitando entendimentos diversos, acredito que o Padre fez crítica-análise objetiva pensando na sociedade, e, não intencionado atingir o administrador como indivíduo.

  1. Anônimo disse...:

    Não estava na Missa. Não sou contra o Padre expor suas opiniões, mas na Missa? Creio que o Altar do Senhor é para salvar almas. O Padre teria que se preocupar com as almas das pessoas, desde o mais pobre "financeiramente" e até, no caso, a do Prefeito.Pergunto: Quantas vezes Ele procurou o Prefeito para conversar? perguntar o que está acontecendo? por que isso ou aquilo não acontece? Será que é o senhor da verdade? onde está escrito nas Escrituras que temos que julgar? Penso que o Padre deveria convidar as pessoas em sua casa para expor suas opiniões pessoais. Também acho que esta é incontestavelmente a pior administração da história de Paiçandu, mas agindo dessa forma estaremos excluindo da Igreja aqueles que, talvez, mas precisariam estar lá: Prefeito e Vereadores. Descupem, mas é o que penso e acredito.

  1. Roger. disse...:

    MORALMENTE FALANDO, NÃO PRECISARÍAMOS DE UMA LEI PARA BARRAR OS FICHA-SUJAS. MORALMENTE OS ELEITORES DEVERIAM SELECIONAR SEUS CANDIDATOS APÓS UMA PESQUISA DO HISTÓRICO DOS MESMOS. COMO ISSO NÃO OCORRE, AS LIDERANÇAS, INCLUSIVE RELIGIOSAS, SENTEM-SE NA OBRIGAÇÃO DE ORIENTAR AS PESSOAS QUE ELES(AS) LIDERAM. QUANTO AO ANÔNIMO QUE DISSE QUE O ALTAR DO SENHOR É PARA SALVAR ALMAS, DIGO QUE SE O PADRE SE OMITIR DO DEVER DE ORIENTAR SEUS FIÉIS, INCLUSIVE POLITICAMENTE, ELE ESTARÁ DEIXANDO DE CUMPRIR O DEVER DE SALVAR ALMAS. QUANTO A ATITUDE DE CERTAS PESSOAS, SE A CARAPUÇA SERVIU..., SE EU FOSSE CANDIDATO, NÃO TERIA PROBLEMA NENHUM EM OUVIR AS ORIENTAÇÕES DO PADRE A RESPEITO.

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST