Por 6 votos a 2 é rejeitado o Projeto de Lei sobre a destinação final do lixo de Paiçandu

Por 6 votos contra 2 foi rejeitado (não aprovado) o orçamento de R$ 750.000 mil reais que dava para a empresa Tercerizada Ambiental Sul Brasil de Sarandi, de fazer a destinação final do lixo de Paiçandu. Foram favoráveis ao projeto os vereadores Anisinho e Roque.
Os dois vereadores favoráveis ao projeto se justificaram no plenário. O discurso do Vereador Anisinho, o que se destacou mais,  fez algumas questões: A onde jogaremos o lixo se não for aprovado o projeto? Em frente a Igreja do Pioneiros? Os manifestantes reagiram dizendo: Na sua chácara. Foi um discurso tenso, pois o vereador dizia em suas palavras que para pressionar o vereador é no tempo de votar e não com cartazes. Afirmava ainda que o papel do vereador é ajudar o prefeito como está aprovação orçamentária.
Em respostas sobre ajudar o prefeito, a Vereadora Eliane Fuzari disse que sempre colabora com o executivo em projetos vindos de lá, mas o problema é que o próprio prefeito não executa as leis aprovadas. Tal é exemplo, citada no discurso em plenário, foi o hospital Municipal São José. Votaram o projeto as pressas para que uma empresa fizesse uma concessão no hospital municipal, mas até hoje, não apresentou nenhum resultado e continua como está.
Em reunião com os vereadores na última Terça Feira da semana passada, pediram ao prefeito que o valor do projeto abaixasse, para poder então, ser analisada e votada a favor, mas não houve negociação por parte da prefeitura. Em contra partida a prefeitura têm 30% do remanejamento orçamentária para poder dar a destinação final do lixo, mesmo com o projeto rejeitado.
O Presidente da Câmara, Carlos da Creche fez criticas aos órgãos de impressa. Segundo ele, os órgãos não sabem o que diz. Como é o caso de uma rádio de Sarandi que foi colocado no ar, que os vereadores estavam todos combinados da votação de hoje. Será que a rádio têm coragem de desmentir, após este resultado? - disse.
Ainda o Presidente afirmou a falta da responsabilidade dos Blogs, referindo - se a um Blog da cidade que simulou uma votação e pediu o palpite para a população.
O vereador Eduardo Pioneiro pediu a opinião da população presente na Câmara, pedindo uma orientação se votava a favor ou contra o projeto. Poucos se manifestaram, mas como de fato, ele votou contra como pedia os manifestantes.
Depois da votação do projeto rejeitado,  no final da sessão, manifestantes cantaram o Hino Nacional, como símbolo da vitória, após um mês estando ali, representando a população Paiçanduense contra o projeto. Para eles agora o momento é de luta e de recomeço.
"Que seja implantada com este dinheiro uma usina de lixo em Paiçandu" e continuou dizendo: "Que os vereadores tiveram a consciência de votar contra o projeto, porque se precisa de uma solução definitiva  e coerente para o município e não ficar empurrando com a barriga" - relato de uma manifestante no local.
Em relação a outras verbas que estavam  dentro deste projeto de lei, como merenda escolar, recapeamento asfáltica e remédios, são recursos carimbados do Governo Federal, ou seja, estes recursos não têm o perigo de perder, é só o executivo enviar um novo projeto de lei com estas verbas para serem  aprovadas pelos vereadores.
Após três horas de sessão os discursos finais foram de entonação religiosa, citando a beatificação do Papa, orações e evangelização do povo da igreja,  por parte dos vereadores. Vejam fotos da manifestação:




Agora o videos do Hino Nacional cantado pelos manifestantes no final da Sessão: 

5 comentários:

  1. Anônimo disse...:

    até que enfim os vereadores acordaram

  1. Anônimo disse...:

    esperamos que agora com essa decisão tomada eles corram atrás de nosso aterro sanitário ou usina que é a solução correta

  1. Carlos P. disse...:

    Parabéns aos Blogs e imprensa em geral. Voces prestaram um ótimo serviço para a população de Paiçandu mostrando tudo e não tendo medo de mostrar a indgnação do povo sobre este projeto de Lei. Isto mostra que o povo unido consegue conquistas que jamais seriam conseguidas por 01, 02, 03, ou mais pessoas.

  1. Carlos P. disse...:

    Teve vereador que ao invés de fazer seu papel como deve, resolveu transferir a responsabilidade ao povo e principalmente a um determinado partido politico.

  1. Anônimo disse...:

    que a vos do povo seja respeitada e assim possa de agora em diante se preparar para implantar uma usina de reciclagem pois estara nao so respendo o desejo da populaçao mas tambem pensando no futuro de nossos filhos e principalmente respeitado o meio ambiente e a qualidade de viva para todos nos que deus ilumime nossos governantes e parabens a todos que permaneceram firmes ate a reta final

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST