Começa a Quaresma e a CF-2011




Para os cristãos católicos começou hoje Quarta Feira de Cinzas o tempo da Quaresma. Quaresma é um período de 40 dias onde se vive o tempo da escuta da Palavra, de oração, de jejum e da prática da caridade como caminho de conversão, tendo como horizonte a celebração do Mistério Pascal de Jesus Cristo.
As cinzas é o símbolo para reflexão sobre o dever da conversão, da mudança de vida, recordando a passageira, transitória, efêmera fragilidade da vida humana, sujeito a morte.
A igreja católica propõe sempre na Quaresma um tema para Reflexão, que se chama CF - Campanha da Fraternidade. Neste ano têm como o tema: Fraternidade e a Vida no Planeta e com o Lema: "A criação geme em dores de parto" (Rm8,22). Trabalha sobre a mãe natureza com a necessidade de ações imediatas contra as ações do homem que vem destruindo-as. Questões como aquecimento global, efeito estufa,  desmatamento e agronegócio, água e a sustentabilidade estão no contexto da CF para refletir e tomar ações. Neste ano vamos para a 47° CF desde que foi criada em 1964 e já trabalhou nos outros anos a natureza como em 1979 teve como o tema: "Preserve o que é de todos", em 2004 "Fraternidade e Água" e em 2007 "Fraternidade e Amazônia".
Escute o Hino da CF- 2011:



0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST