Governo do Estado se Mobiliza para Ajudar Famílias com a Forte Chuva no Paraná

Com informações da Agência de Notícias do Paraná

O governador Beto Richa anunciou neste domingo (08), no Palácio Iguaçu, em reunião com a participação de todos os secretários do Estado, que assinará nesta segunda-feira um decreto que permite a ação mais rápida de ajuda aos municípios afetados pelas fortes chuvas que ocorreram nos últimos dias.
De acordo com a coordenação da Defesa Civil estadual, até o fim da tarde de domingo 70 municípios se encontravam em situação de emergência. “Muitos municípios estão precisando de ajuda e para agilizar esta situação e recebam recursos do Governo do Estado com menos burocracia, vamos decretar o estado de emergência nessas cidades atingidas”, afirmou Richa. O governador também destacou que as ações do Governo do Estado foram rápidas.
Na manhã desta segunda-feira, o Conselho Estadual de Defesa Civil se reúne para fazer outro levantamento da situação do Estado.
A região central do Estado é a mais afetada, principalmente o município de Guarapuava. Cerca de 800 pessoas estão desalojadas, em abrigos ou casas de familiares e nove pessoas morreram. “Os números mudam a todo momento, mas a Defesa Civil está mobilizada para atender todos os paranaenses”, afirmou o coordenador da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas. “Ao todo 15 famílias foram retiradas de suas residências com a ajuda dos helicópteros do Governo do Estado e estão em segurança”, completou.
Ajuda - Na área de saúde estão sendo liberados R$ 6 milhões para os municípios comprarem vacinas, medicamentos, contratar e pagar hora extra aos profissionais de saúde. Provopar e a secretaria da Família também estão trabalhando para receber.
Os recursos para a saúde, segundo o secretário Michele Caputo Neto, são do programa VigiaSus. “Estamos antecipando o pagamento destes recursos que estava programado para o meio do ano”, destacou. O secretário afirmou também que o município de Irati recebeu vacinas e a medicação que solicitou. Do total de recursos do VigiaSus, Curitiba está recebendo R$840 mil reais.
Também foi solicitada ajuda ao Governo Federal para atender as famílias na questão humanitária. O governador Beto Richa desmarcou a agenda de compromissos desta segunda-feira para percorrer todos os municípios atingidos pelas fortes chuvas. “Toda a estrutura do governo como agricultura, habitação, Sanepar, Copel, Saúde, entre outras, estão atendendo os municípios mais atingidos”, afirmou Richa.
Durante a reunião deste domingo, os secretários de Estado apontaram ações que estão sendo feitas em todo o Estado para amenizar as perdas dos municípios atingidos.
De acordo com o meteorologista do Simepar César Beneti, a tecnologia disponível no Estado permitiu a previsão de desastres naturais nesta semana. “A Defesa Civil foi informada da previsão do tempo pelo Simepar e vidas foram salvas com a retirada rápida de famílias de áreas de risco”, disse o coronel Castilho.
Estradas - Nas rodovias que estão interditadas, muitas por quedas de barreiras, a secretaria da Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) estão trabalhando com a Defesa Civil para liberar o tráfego o mais rápido possível.
“Vamos mobilizar os Consórcios da Patrulha do Campo, para priorizar o trabalho de recuperação de estradas vicinais nestes municípios”, afirmou o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara. A Patrulha do Campo é composta por maquinários para recuperação das estradas rurais.
Segurança - O secretário da Segurança Pública, Leon Grupenmacher, afirmou que a equipe está mobilizada para atuar na prevenção de saques que acontecem nas residências de famílias que são retiradas das suas casas em situação de risco. “E, Guarapuava, a Polícia Florestal está ajudando a retirar as famílias das áreas de risco”.
Transporte aéreo - As aeronaves do Governo do Estado estão trabalhando na retirada de famílias de áreas de risco e no transporte de pacientes. Dois helicópteros do Exército sobrevoaram a região Central do Estado e, por solicitação da Defesa Civil Estadual, estão ajudando no resgate de pessoas.
Ação Social - A secretaria da Família e Ação Social e o Provopar estadual iniciaram uma campanha de arrecadação de donativos para enviar às famílias dos 70 municípios em situação de emergência.

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST