Minucurso traz discussões e apontamentos sobre a Violência

Como parte Campanha do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes de Paiçandu “18 de maio” aconteceu na quinta-feira,15, um minicurso com o tema: “Atenção à Violência”. Com realização da Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e Centro Especializado de Referência de Assistência Social-CREAS.
Com objetivo é de sensibilizar a sociedade municipal para o enfrentamento da violência Infanto-Juvenil; mobilizar e convocar toda a sociedade a participar dessa luta e proteger nossas crianças e adolescentes. A data reafirma a importância de se denunciar e responsabilizar os autores de violência sexual contra a população infanto-juvenil.
O minicurso durou toda a manhã e foi ministrado pela assistente social Francieli Jaqueline Gregório e a psicóloga Dulce Zara Gentil do Nascimento, ambas com vasto currículo e experiência em assuntos relacionados à violência. As palestrantes discursaram sobre a atenção que devemos ter em relação a apontamentos e sinais de que a violência está acontecendo. Como podemos enfrentar essa violência, seja ela física, moral ou psicológica. Ainda, chamaram a atenção de todos quanto à coragem de denunciar. “Será que quando presenciamos algum tipo de violência tomamos alguma atitude ou achamos natural, nos omitindo de fazer algo? Será que a violência contra o outro não é da minha conta? Cada vez que acho que a violência não é da minha conta, eu a deixo continuar”, indagou a psicóloga Dulce Zara.
Para o secretário de Assistência Social Wesley Rodrigo Rossi este é um tema muito sensível, uma vez que a maioria dos abusos sexual contra crianças e adolescentes se concretizam dentro da própria família. “Com essa campanha, que é nacional, queremos conscientizar as pessoas para que denunciem. Que a comunidade tenha a sensibilidade de procurar os órgãos responsáveis e apontem o problema. Queremos aumentar o número de denúncias e com isso diminuir o número de casos”, disse o secretário.
Já a secretária de Saúde, Silvanir Pereira  Higino Sandrigo destacou que a violência não está na raiz humana, ela foi adquirida na sociedade, com isso precisamos acreditar que é possível transformar esse quadro e fazer do mundo um lugar melhor de se viver, fazer o bem para que a sociedade reproduza o bem.
Participaram do minicurso profissionais da Saúde, Assistentes Sociais, Conselho Tutelar, Servidores, coordenadores, diretores, professores e comunidade em geral.



Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Paiçandu

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST