Uma tragédia sem precedentes em Paiçandu. O desmoronamento de terra ocorreu por volta das 08:30 da manhã, deixou a cidade em estado de choque. O corpo de bombeiros às 09:00 começaram o resgate. De lá pra cá foram seis horas ininterruptas de resgate. Era muita terra. Toneladas e toneladas de terras foram retiradas com cinco máquinas. Sendo elas, três pás carregadeiras, uma escavadeira e uma retroescavadeira. Muitas pessoas curiosas com o fato, fez que uma multidão acompanhasse passo a passo o resgate. Muitos procuravam informações, a polícia esteve no local, para conter as pessoas que estavam muito próximas do local. Um isolamento de cerca de 100 metros foi feita aos arredores.
O Corpo de Bombeiros já avisava, que era remota a possibilidade de vida, dos três trabalhadores.
Foram as vítimas identificadas: Edmar Arbuini Pereira, 26 anos, ele era filho do proprietário da empresa, que fazia o serviço terceirizado para a Sanepar. As outras duas vítimas foram reconhecidos com os nomes, José Augusto Soares dos Santos e José Victor Filho. A empresa era de Sarandi, portando os funcionários, todos eles soterrados residiam lá.
Uma quarta pessoa, que escapou por pouco do soterramento, estava em estado de choque. Foi o tempo que deu para pegar a pá, para salvar os colegas, onde houve o segundo soterramento, que vitimou às três pessoas.
O 5° Grupamento do Corpo de Bombeiros, liderada pela Aspirante Camila Rodrigues, avaliaram o local, o buraco em que os funcionários estavam, eram de 6,5 metros de profundidade, eles estavam colocando a tubulação de rede de esgoto no Jardim Novo Centro. Ainda o Corpo de Bombeiros informou que com o escoamento da chuva dos últimos dias veio desbarrancar a terra em torno da valeta, no qual não tinham escoramentos para as terras,(escoramento é um procedimento de segurança nestas obras), onde que provocou o trágico acidente.
Os bombeiros orientou que o local deve ser sinalizado e colocado terra, para que nenhum carro venha cair durante a noite no buraco e ressaltou que, tenha alguém orientando o trânsito no local.
Os corpos começaram a serem resgatados, por volta das 14:30 horas. Em seguida foram retirados um a um. Houve comoção no local por familiares. Tios, sobrinhos, esposa e mãe das vítimas. Eles foram periciados pela Polícia Científica e logo em seguida recolhidos pelo IML de Maringá.
A Sanepar emitiu uma nota lamentando o caso e vai abrir uma auditoria para apurar o acidente. Segue a nota emitida:
"A Sanepar lamenta o acidente ocorrido neste sábado (26), em Paiçandu, no local onde acontecem obras de melhorias do sistema de esgoto da cidade. A Companhia informa que as vítimas são empregados da empresa Itaucara Construções Civis, empreiteira contratada para executar os trabalhos.
A Sanepar informa ainda que fará auditoria para apurar os fatos que provocaram o acidente. "
Muitas pessoas acompanharam o resgate que durou cerca de cinco horas Foto: Leandro Oliveira |
Várias máquinas fizeram a retirada da terra. Foto: Leandro Oliveira |
Minuto após minuto a multidão ficava apreensiva. Foto: Leandro Oliveira |
As vítimas estava colocando tubulação da rede de esgoto e foram soterradas a mais de seis metros de profundidade. Foto: Leandro Oliveira |
O IML já estava aguardando para o recolhimento dos corpos Foto: Leandro Oliveira |
Por volta das 14:30 horas o primeiro corpo foi localizado Foto: Leandro Oliveira |
Logo em seguida o segundo corpo foi localizado. Foto: Leandro Oliveira |
Corpo de Bombeiros tiveram que cavar com enxadas para resgar o terceiro Corpo Foto: Leandro Oliveira. |
Já próximo às 15:00 horas o terceiro corpo foi localizado. Foto: Leandro Oliveira |
Imagem Panorâmica Aérea do local da tragédia, feito por um Drone. Foto: Celso Bentto. |
Imagem aérea. Foto: Celso Bentto. |
0 comentários:
Postar um comentário