Na madrugada de Sábado para Domingo os relógios deverão ser adiantados em uma hora |
O Horário de Verão que começa a meia noite de Domingo (20) abrange os estados do Rio Grande do Sul, Santa catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal. Nestes estados quando for a meia noite, entre Sábado para Domingo próximos, os relógios devem ser adiantados em uma hora. Ou seja, quando for meia noite, passa a valer uma hora da manhã.
Segundo a estimativa do Governo Federal, do Ministério de Minas e Energia, com o horário de verão deste ano, deve se fazer uma economia de 4,6 bilhões em investimentos, que deixarão de ser feitos em geração e transmissão de energias, e R$ 400 milhões economizados, sem o acionamento de usinas térmicas.
No Sul do País a redução da demanda nos horários de pico, ficará entre 4,5% e 5%, enquanto a redução de consumo geral do sistema será em média de 0,5%.
No Brasil, o horário de verão foi instituído pela primeira vez no verão de 1931/1932 pelo então Presidente Getúlio Vargas. A medida é adotada sempre nesta época do ano, quando os dias são mais longos por causa da posição da terra em relação ao sol. No fim do ano, há também um aumento na demanda por energia, resultante do calor e dos crescimento da produção industrial devido o Natal e Ano Novo.
Na última temporada (2012/2013), o horário de verão gerou economia de 4,5% no período de pico nos estados em que foi acionado.
O horário de verão termina no dia 16 de Fevereiro às 00:00.
0 comentários:
Postar um comentário