Hospital Municipal de Paiçandu é interditado por irregularidades sanitárias

Com Informações do Ministério Público do Paraná

A 14ª Promotoria de Justiça de Maringá, em ação conjunta com a 15ª Regional de Saúde e com o Conselho Regional de Farmácia, interditou temporariamente o Hospital Municipal São José, de Paiçandu, devido a diversas irregularidades no local. Além das más condições de higiene, foram encontrados instrumentos cirúrgicos esterilizados incorretamente e medicamentos vencidos, que estavam sendo aplicados na população. 

A interdição foi feita após inspeção realizada no local na semana passada. O relatório preliminar foi entregue aos gestores locais.

Em razão das irregularidades constatadas, os responsáveis serão indiciados por crime de “perigo para a vida ou saúde de outrem”, previsto no artigo 132 do Código Penal. Em 2012, a Promotoria também interditou a Farmácia Municipal por razões semelhantes.

O município apresentou plano de contingência para atendimento temporário da população. O Pronto-Atendimento da população será feito na Unidade de Saúde Pioneiro Novo e, em 30 dias, será remanejado para o Posto de Saúde Central. Os pacientes que necessitarem de internamento serão encaminhados a hospitais de cidades próximas. Em relação aos procedimentos cirúrgicos, há algum tempo o Hospital São José só vinha realizando cirurgias eletivas, com o encaminhamento das cirurgias de urgência e partos para outros hospitais

A Promotoria aguarda vistoria da Defesa Civil sobre as condições estruturais do prédio e, após envio do relatório do Corpo de Bombeiros, o município apresentará os projetos de adequação do pronto-atendimento para avaliação dos técnicos da Regional de Saúde.

Outras ações – Nesta terça-feira (26), a Promotoria propôs ação civil pública contra o município de Paiçandu para execução de políticas públicas de controle da dengue e para a contratação de agentes de controle de endemia para a cidade. Além disso, também tramitam na 1ª Vara Cível de Maringá duas ações de execução de Termo de Ajustamento de Conduta para a adequação de postos de saúde do município.

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST