Temporal com queda de Granizo em Paiçandu deixa estragos no Parque São Jorge

Um forte temporal atingiu a cidade de Paiçandu com queda de granizo na noite desta Segunda Feira (27), o temporal que caiu por volta das 20:30 minutos veio com  muitos raios e ventos fortes e com pedras de granizo do tamanho de uma laranja. O bairro afetado nesta chuva foi o Parque São Jorge, onde cerca de 100 casas foram atingidas pelo Granizo, fazendo buracos "uma peneira" nas telhas de eternit nestas casas. 
O catador de reciclagens, Ademar Chemith Ângelo, 44 anos, que mora na rua Aurora,  relatava ao blog, ainda assustado, como foi que aconteceu. Relatava em suas palavras: "Pegamos de surpresa, era caco da telha quebrando no meio da casa, e nós se escondia perto de um pilar aqui dentro para não se machucar, até o meu cachorro ficou assustado. Nós não temos como dormir hoje, a casa está toda molhada, colchão, cama, precisamos de ajuda. Se chover de novo não sei o que vou fazer".
Dona Benedita dos Santos, 63 anos, moradora do bairro,  mora sozinha e disse ao Blog: "Eu estava com o guarda chuva aberto dentro de casa, porque chovia aqui dentro, enquanto isso eu rezava, para que nada de pior acontecesse"
Enquanto o Blog coletava as informações, juntamente com Alan Veroneze do Blog Paiçandu em Foco, que nos informou sobre o caso, e o Agnaldo Cândido do Paiçandu Avante, muitos dos moradores estavam assustados, comentando sobre o fato, na rua. Eles estavam aguardando a ajuda da Assistência Social e da Secretária de Serviços Públicos para pegarem as lonas. Estas lonas chegaram por volta da 00:00 desta Terça Feira (28). Quem estava na distribuição era o Secretário de Serviços Públicos, Alex Alexandre Oliveira de Souza, e o Secretário de Relações Institucionais, Valdir da Fonseca. 
Segundo os secretários, cada família estava recebendo 70 metros de lona, para cobrir os móveis, uma vez que o Corpo de Bombeiros, não autorizou ninguém em subir nos telhados para fazer a cobertura. Segunda a corporação, relatou que com a umidade, corriam riscos de quedas e acidentes domésticos para cobrir as telhas danificadas.
Duas pessoas da prefeitura estavam fazendo cadastros das famílias, para que ainda hoje pela manhã,  recebam telhas da prefeitura para cobrir as casas. 
A dona de casa, Maria de Lourdes Pereira da Silva, 57 anos, foi atingida por uma das pedras, que estava fora de sua residência, a pedra de granizo caiu sobre sua cabeça, fazendo um corte. Foi levada para o Hospital Municipal São José para curativos e logo em seguida liberada e passa bem. 
O que via nas casas visitadas, eram uma cena só. Casas todas molhadas, telhas quebradas, moveis molhados, colchões, cobertores, fogões, armários. Pode ser observado até um vidro de uma janela da cozinha de uma residência quebrada, pelas pedras.
E os moradores afetadas pela chuva no Parque São Jorge não tem boas noticias. Áreas de instabilidades vindas do Paraguai e do Mato Grosso do Sul deixa o tempo instável em Paiçandu, como em todo Paraná. 
A previsão é de mais chuvas, com volumes significativos na nossa região (noroeste) e norte do estado. As chuvas vem seguindo as mesmas características: Com fortes trovoadas e raios e ventos fortes. E segundo os meteorologistas do Simepar, informam que a possibilidade de temporais continuam e aumentam sobre a região, não descartando a ocorrência de queda de granizo. Temperaturas amenas entre 16°C e 24°C nesta Terça em Paiçandu.
Segue agora algumas fotos dos que encontramos por lá, dos estragos feitos pelos temporais. Colaboração das fotos de Alan Veroneze do Blog Paiçandu em Foco.

A casa de um dos moradores ficou alagada dentro do quarto

O Buraco de uma telha onde foi atingida pelo Granizo

Já a cozinha desta outra casa ficou alagada com folhas trazidos pelos ventos

Buracos nas telhas provocadas pelo granizo em Paiçandu

Já era 00:40 e ainda tinha granizo no solo derretendo, com pedras de tamanho grande

Esta vidraça da janela  da cozinha de uma residência foi atingida pelo granizo

Mais estragos provocados pelo Granizo de ontem a noite no Parque São Jorge

Parte deste telhado foi danificado pelas pedras

Moradores recolheram pedras logo após a chuva 

Morador mostra para o Blog as pedras de Granizo

As pedras eram do tamanho de uma laranja, bem grandes

Forte chuva com Granizo em Paiçandu

Segue o depoimento de um dos moradores do Parque São Jorge onde sua casa foi atingida:

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST