Lei do Caminhoneiro não agradam motoristas

Lei do Caminhoneiro não agradam motoristas - A fila chegou em trono dos 4Km
de extensão

Motoristas caminhoneiros fizeram uma paralisação nas margens da PR 323 em Paiçandu. Afila chegou em torno dos 15 Km na rodovia. O motivo segundo eles é devido a nova "Lei do Caminhoneiro".
A lei traz algumas condições no trabalho dos motoristas, que regula a profissão. Mas os caminhoneiros não estão nada felizes desta nova lei n° 12.619, sancionada em 30 de Abril deste ano e que entrará em vigor neste Sábado.
Entre vários pontos estabelecidos a lei diz o seguinte: A cada quatro horas de volante o motorista deve descansar meia hora. Também o motorista têm uma hora de almoço.
A lei diz ainda que a cada 24 horas os caminhoneiros devem rodar oito horas nas estradas e descansar onze horas seguidos.
A lei dá uma mão aos motoristas e ajudam na prevenção contra acidentes fatais, segundo diz o governo. Só que segundo os caminhoneiros alegam que o preço do frete irá aumentar e ainda falta lugar para descansar. "Não são todos os postos que dão o pátio pra gente descansar, e se utilizar o espaço temos que fazer uma compra mínima de R$ 400,00 de dísel no posto". A gente não pode descansar na beira da pista porque corre risco e além podemos ser multados pela polícia rodoviária.  - Destaca um dos caminhoneiros na paralisação.
Consequentemente se o frete aumentar, irá refletir nos produtos transportados, ficando assim mais caros. Os motoristas reclamam que não tem lugar onde dormir, perde-se muito tempo e gastos também. A lei é válida para os motoristas empregados sob o regime da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e ai vem uma outra questão, como ficará a situação dos caminhoneiros autônomos?.
Por estas e outras questões que eles estavam paralisados até às 17:00 horas nas margens da PR 323, o que deixou o trânsito lento e com mais atenção aos outros motoristas. Segundo dizem que irá reivindicar mudanças na lei com mais paralisações e até greve se possível.

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST