Pais se sentem vitimas do descaso ao guardar vaga para seus filhos

Vagas disponibilizadas por período

A Fila é grande em frente a secretária do colégio


Pais, alunos e familiares se revezavam para garantir a vaga do período
Desde da noite de Quinta Feira (23/11) o policial Carlos Alberto Bernardo,espera na fila para garantir a vaga de seu filho que vai para a 5° série. Como também a Senhora Helena Zirondi, já de idade ia passar a madrugada em cima de uma cadeira para guardar vaga ao seu neto. Pais transtornados e revoltados diziam que eram vitima do descaso.
O Colégio Paiçandu oferece 60 vagas para 5° Série de manhã e mais 96 vagas a tarde. A questão é que muitos pais queiram que seus filhos estudem na parte da manhã. Justamente onde que se concentra o menor números de vagas.
Conversando com a Diretora do Colégio Paiçandu, Rosana Simionato, explicou ao Blog que o Colégio cumprem as ordens que vem do núcleo. Tal ordem é que está na instrução normativa n° 05/ 2010 que orienta os estabelecimentos da rede estadual de educação básica no ano letivo de 2011 da seguinte forma: "O dever do Estado, enquanto Poder Público será efetivado mediante a garantia da oferta e do acesso de todas à Vaga Escolar na escola pública. No entanto, o Estado não se obriga a garantir Vaga Escolar em estabelecimentos ou turnos de preferência do aluno e de sua família". O que acontece é justamente que vai ao oposto dos pais e familiares.
Os Pais  na sua garantia como um bom atendimento, na escola pública que confia seu filho, querem a maior parte deles no turno da manhã. Só que o governo não garante esse turno aos próprios,  e sim,  a matricula na escola, com a ressalva da moradia do aluno seja perto.
Este sistema chama -se georreferenciamento. Funciona da seguinte forma: O sistema analisa, por meio da fatura da Copel, a escola mais próxima da residência do aluno. Analisa também os ricos (de perigo) e seleciona para o aluno o caminho mais seguro.
O Blog ao apurar está informação com a escola, descobriu que a falhas no sistema do próprio  Georreferenciamento. É justamente ai que entra em confronto as idéias de Pais e escola.
O fato ocorrente que existem alunos do Jardim Capital, perto do Colégio Paiçandu, terão que desviar o caminho mais longe, na  Escola Estadual Neide Bertasso no Bela Vista II, o que contradiz o próprio sistema. Este é um exemplo que o Blog pegou, de muitas  outras vagas de  transferências que chegaram por uma carta aos pais e alunos,  que a escola estadual fica longe de suas casas.
Segundo a diretora do Colégio Paiçandu afirmou que nestes casos a falha no sistema, ou então falta a atualização do cadastro do aluno. 
Nestes termos, portanto, o próprio sistema, que é para uma organização na distribuição dos alunos, acabam gerando transtorno aos próprios  pais e alunos. 
Com todo este confronto de dados, a opção preferencial do turno,  com a poucas vagas disponíveis no período, acabam gerando filas, para garantir o melhor para o seu filho. 

1 comentários:

  1. DILMA disse...:

    eu dilma moradora do jd capital passei un dia e uma noite com uma autorizaçao q meu filho tinha vaga reservada no colegio paiçandu perdendo dia de trabalho noite de sono, e ainda ser informada q a autorizaçao q avian me entregado dias antes na sexta.feira nw estaria valendo mais nada e q eu deveria matricuar meu filho no colegio no bella vista isso e um abisurdo capital. e bella vista nada ver

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST