Manhã tranqüila nas eleições porém bastante movimentada

Nesta manhã de Domingo de eleições na cidade de Paiçandu está tranqüila. Até neste momento não há registro de pessoas detidas na delegacia por boca de urna, as informações foram apuradas pelo Blog na delegacia Cívil da cidade. Nos colégios eleitorais muito movimento. Filas grandes foram observadas nas seções. O eleitor preferiu o tempo bom e agradável desta manhã de Domingo nublado para votar. O tempo médio de esperas na fila é de aproximadamente de 10 a 15 minutos na  maioria dos colégios. O Blog apurou que muitos eleitores vinham com a carteira oficial com foto, o que é obrigatório nestas eleições, mas estes não sabiam em qual seção iam votar, por deixar o titulo de eleitor em casa. O TRE estava lá para orientar.
 Outro caso é a legalidade da pessoa em que está votando. Muitos eleitores compareceram trazendo o xerox da identidade, o que comprometia a votação. Mas com a equipe do TRE trabalhando nas escolas, eles questionavam e legalidade desta pessoa, ou seja, (se a pessoa que ia votar era verdadeiramente ela), perguntando os nomes dos Pais completo, data de nascimento, entre outras perguntas com dados disponibilizados do TRE. Porém aprovado a legalidade da pessoa com o xerox, estava permitida a votar. Mas os fiscais dos partidos políticos  estavam ignorando o TRE por esta ação. O que os fiscais queriam é que o eleitor, nestes caso, trouxesse o documento oficial com foto, e não o xerox, levando assim  a lei na ponta do lápis. O TRE entendeu que o eleitor após apresentasse sua legalidade após os questionamentos legais, a votação era liberado em sua seção. Isso gerou muito conflitos entre TRE e fiscais em algumas escolas daqui de Paiçandu. 
Outro requisito observado foram placas e banners de candidato em alguns estabelecimentos e casas daqui da cidade. A policia militar ia fazer uma varredura na cidade e orientando os donos, para que retirassem a propaganda, que neste caso hoje é crime eleitoral. Muitos "santinhos" foram jogados nas ruas do centro, gerando um ambiente sujo na cidade.
 Alguns cabos eleitorais pairavam sobre as ruas da cidade fazendo boca- de-urna, discretamente e atentos para não serem pego em flagrantes. Boca - de-urna é crime eleitoral.
Algumas pessoas idosos apresentaram dificuldade ao votar, se atrapalhando na hora, mas estes foram orientados pelo mesários que tivera m treinamentos antes das eleições.Com isso a espera na fila era demorado.
Até o fechamento deste boletim nenhuma urna apresentou problema técnico nas seções de votos.
Veja algumas fotos tiradas agora pela manhã no Colégio Paiçandu e na escola Prudente de Morais:






O Blog trazerá outras informações a você internauta no período da tarde deste Domingo de eleição.

0 comentários:

 
Blog Leandro Oliveira © 2012 | Designed by DNA HOST